Bruno homenageia advogada algemada no exercício da profissão
19/09/2018 20:19 em Geral

A Assembleia Legislativa (Alerj) aprovou nesta terça-feira, 18, moção de repúdio à violação de prerrogativa dos advogados, no caso da prisão da advogada Valéria Lúcia dos Santos, ocorrida no dia 10 deste mês, em um fórum de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. A moção foi proposta pela Frente Parlamentar em Defesa da Advocacia, presidida pelo deputado Bruno Dauaire.

Valéria se recusou a sair de uma audiência realizada no 3º Juizado Especial Cível da cidade, para que pudesse ler a contestação do processo no qual trabalhava. Sob ordem de uma juíza leiga ela foi algemada e imobilizada no chão por policiais. O caso teve repercussão nacional e reacendeu o debate sobre racismo nas relações profissionais e na sociedade brasileira de um modo geral. A advogada esteve na Alerj e foi homenageada por Bruno.

— A prisão da colega, no exercício profissional, constitui uma afronta ao livre exercício da advocacia e um grave desrespeito à Constituição Brasileira. Não podemos permitir que casos assim continuem acontecendo. Temos que reagir e a moção que aprovamos hoje é importante para mostrarmos que não vamos tolerar nenhum tipo de autoritarismo nem de preconceito — afirmou o deputado.

COMENTÁRIOS