Palestra alerta para cuidados com o diabetes em SJB
17/11/2021 14:57 em São João da Barra

Evento integra a campanha “Novembro Diabetes Azul”, organizada pelo Programa de Hipertensão e Diabetes (Hiperdia)

Alertar sobre a prevenção e tratamento da diabetes foi o objetivo da palestra na manhã desta quarta-feira, 17, com a médica endocrinologista Andréa Sodré Couto Quintanilha, na campanha “Novembro Diabetes Azul”, organizada pelo Programa de Hipertensão e Diabetes (Hiperdia). Realizado na Policlínica Municipal, o evento contou com a presença de integrantes da equipe de Atenção Básica e do secretário municipal de Saúde, Sávio Saboia.

 A importância da prevenção e dos exames de rotina foi um dos assuntos abordados. “A diabetes é uma das doenças crônicas mais frequentes, atingindo cerca de 10% da população adulta do país. Uma pessoa pode ficar dez anos sem sintomas, por isso é importante realizar os exames de rotina. A prevenção é a melhor forma de evitar as complicações da doença”, alertou a palestrante.

A coordenadora do programa Hiperdia, Cátia Assis, lembra que o acompanhamento do paciente com diabetes está disponível em todas as unidades de saúde do município. “A rede municipal conta com profissionais especializados e medicação para o tratamento. Além disso, manter uma dieta equilibrada e a prática de exercícios físicos é fundamental para o controle da doença”, salientou. 

Para Tânia Maria Nogueira, usuária da rede municipal de saúde e presente na palestra, é um privilegio poder contar com esse atendimento no município. “Fico feliz em saber que toda a população tem acesso a esse tipo de tratamento, medicação e informações dos profissionais de saúde como temos aqui”, contou. 

Tratamento - Além do tratamento medicamentoso, o município disponibiliza para os pacientes as canetas de insulina análogas de ação rápida, insulina NPH e insulina humana regular de altíssima tecnologia, dispensando frascos e seringas e de uso mais simples, seguro e efetivo que as insulinas rápidas regulares, favorecendo a adesão do paciente. A caneta já vem preenchida com insulina, sendo de fácil manuseio e transporte para a faixa etária menor de 19 e maior de 60 anos. 

Para ter acesso ao tratamento é necessário fazer o cadastro nas unidades de saúde. Os documentos necessários são prescrição médica, cartão do SUS, CPF e comprovante de residência.

COMENTÁRIOS