Câmara de SJB aprova novo piso salarial dos agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias
20/07/2022 08:02 em São João da Barra

Os agentes comunitários de saúde e os agentes de combate às endemias do município de São João da Barra já podem comemorar. A Câmara de Vereadores aprovou, na sessão desta terça-feira (19), o projeto de lei nº 047/2022, do Executivo, que dispõe sobre o novo piso salarial das categorias - uma luta antiga e que já foi tema de inúmeros requerimentos aprovados pela Casa. O vencimento dos agentes passará para R$ 2.424,00, a partir da data estabelecida pela emenda constitucional nº 120, de 05 de maio de 2022.

Os vereadores parabenizaram os agentes e informaram que o PL chegou à Câmara na última quinta-feira (14) e que foi aprovado na sessão de hoje, em regime de urgência dada a sua importância. A partir de agora, o projeto volta para o gabinete da prefeita Carla Caputi para ser sancionado e, finalmente, virar lei.

Ainda na sessão, a Casa também aprovou uma indicação conjunta dos edis, Elisio Rodrigues e Carlos Machado da Silva (Kaká), sugerindo à prefeita, a apresentação de projeto de lei procedendo às atitudes legais e cabíveis para a regularização da base de cálculo do adicional de insalubridade e periculosidade dos servidores públicos abrangidos pela lei nº 410/ 2016 que são: agentes comunitário de endemias, agente de combate às endemias, auxiliar de consultório dentário, cirurgião dentista, enfermeiro (PACS), enfermeiro (PSF), médico (PSF), técnico de enfermagem (PSF) e técnico de higiene dental. 

A sessão ainda contou com a aprovação de dois requerimentos da vereadora Joice Pedra: um solicitando à Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, a criação do Centro da Cidadania GLBT, a fim de desenvolver ações de combate à homofobia e respeito à diversidade sexual com atendimento às pessoas vítimas de violência, preconceito e discriminação e também para oferecer apoio jurídico, psicológico, entre outros serviços. Ela também requereu à Secretaria de Saúde do município, providências para o retorno do Programa de Cirurgia Bariátrica, em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde. Por fim, foi aprovado o requerimento nº 151/2022, que solicita informações ao Executivo.

COMENTÁRIOS