Porto do Açu realiza mutirão de limpeza na praia do Açu
22/09/2019 21:41 em São João da Barra

54kg de lixo foram recolhidos na ação, que teve como como mote o Dia Internacional da Limpeza de Praia, comemorado dia 21 de setembro

 

São João da Barra, 21 de setembro - Em virtude do Dia Internacional da Limpeza de Praia, comemorado hoje, e conhecido internacionalmente como Clean Up Day, o Porto do Açu promoveu nesta sexta-feira, 20, na Praia do Açu, em São João da Barra (RJ), um mutirão de limpeza, que contou com a presença de cerca de 20 pessoas – entre colaboradores do Porto do Açu e comunidade.

 

O evento, que acontece em 150 países, tem o intuito de lembrar que a conservação ambiental é um dever de todos e reforçar a importância de não jogar lixo nos rios, praias e oceanos. A ação está diretamente ligada a um dos 17 objetivos do desenvolvimento sustentável da ONU (ODS), de número 14, que defende a “conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável”.

 

“Parte dos resíduos que encontramos nas praias é resultado do uso dos banhistas, que deixam seus lixos na areia. A outra parte vem pelo mar, através das correntes marítimas. Ou seja, eles podem vir de outros continentes, oceanos e viajarem por anos e anos. O plástico, por exemplo, leva de 200 a 400 anos para ser degradado. O nosso intuito, então, com essa ação é sensibilizar a população com relação a poluição marinha e descarte de resíduos no mar. Devemos cuidar do nosso maior patrimônio, que é o meio ambiente”, afirmou Nayar Mendes, Analista Ambiental do Porto do Açu.

 

Foram recolhidos no mutirão 54kg de lixo, entre plásticos, garrafas, tampinhas, restos de materiais de obra, tubos de PVC, luminárias, entre outros. Todos os materiais foram encaminhados para o centro de gerenciamento de resíduos do Porto do Açu, pesados, separados e destinados adequadamente para empresas parceiras, que fazem reciclagem, incineração, entre outros.

 

“Essa ação não é algo pontual. No Porto do Açu já trabalhamos com gestão de resíduos, dando o encaminhamento adequado para cada um deles. A ideia é que esses materiais sejam inseridos novamente na cadeia produtiva, diminuindo então o uso de novas matérias-primas. E claro, assim reduzimos também o descarte do lixo no meio ambiente”, afirmou Michele Pereira, Analista Ambiental do Porto do Açu.

 

Sobre o Clean Up Day

O Clean Up Day integra as ações da campanha Go Green, um movimento global que tem como objetivo tornar as empresas mais sustentáveis, por meio da reutilização de recursos, reciclagem de resíduos, além da conscientização sobre mudanças climáticas e a responsabilidade ambiental. Esta é a quarta edição do evento, que está atrelado aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

COMENTÁRIOS