Porto do Açu participa de Feira de Oportunidades em Campos
29/09/2019 15:53 em Geral

Empresa apresentou ferramentas para cadastro de currículos e participou de palestras, nos dois dias da mostra

Campos, 27 de setembro - A Porto do Açu esteve presente na sétima edição da Feira de Oportunidades do IFF e Mostra-se, que aconteceu quinta e sexta-feira, em Campos dos Goytacazes. Além de apresentar a infraestrutura atual do empreendimento e os projetos em andamento, a empresa promoveu palestras conduzidas por representantes de diferentes áreas do Porto, entre elas Sustentabilidade e Operações.

“Como maior empreendimento da região, entendemos a importância de estarmos presentes nesse evento, de apoiarmos a formação profissional dos jovens e de oferecermos oportunidades aos talentos locais. Estamos aqui, compartilhando informações sobre o complexo, o setor portuário e o mercado de trabalho em geral. Acreditamos que através destas interações, temos ainda a possibilidade de identificar potenciais profissionais, já que a contratação na região é uma prioridade das empresas instaladas no complexo, que hora emprega 7 mil pessoas, sendo 70% mão de obra local”, afirmou o gerente geral de Recursos Humanos da Porto do Açu, Thiago Corrêa.

Além da participação na Feira do IFF, o Porto do Açu, em parceria com a Prefeitura de São João da Barra, realiza uma série de ações voltadas para a comunidade. Esse ano mais de duas mil pessoas participaram das iniciativas. Entre elas estão o “Portodos” – Programa de Visitas do Porto do Açu, que tem como objetivo abrir as portas do porto para a comunidade local e reforçar o diálogo porto-cidade. Em 2019, o Portodos recebeu 1.338 participantes, sendo 62% desse público formado por estudantes.

O Porto também promove Ciclos de Palestras, que são realizadas nas instituições de ensino do Norte Fluminense e o Workshop de Empregabilidade, que acontece nas comunidades locais, com o objetivo de apresentar as ferramentas que facilitam o ingresso dos interessados em trabalhar no complexo. O Balcão de Currículos da Prefeitura de SJB e a Rede de Empregabilidade do Porto, que também foram apresentadas aos estudantes na feira, reúnem os currículos e são as ferramentas utilizadas para contratação de mão de obra local.

Atualmente, o Complexo empega cerca de 200 jovens talentos, entre estagiários e jovens aprendizes, a maioria moradores da região. Vanessa Ferreira, 21 anos, estudante de Pedagogia, é uma delas. “Sempre quis trabalhar no Porto, cadastrei meu currículo no balcão e na Rede e fui chamada para o processo seletivo na área de RH, até que passei. Está sendo uma experiência maravilhosa e muito enriquecedora, pois estou desenvolvendo expertises e habilidades, que nem eu sabia que eu tinha.  Sem contar o relacionamento com outros profissionais e o ganho de conhecimento, sem medidas”, afirmou Vanessa, que é moradora de Barcelos, distrito de SJB.

A Prefeita de São João da Barra, Carla Machado, esteve no estande do Porto e falou sobre a importância do empreendimento para a região. “Estou muito feliz de ver o Porto do Açu presente na Feira. O próprio slogan da empresa já diz: Porto de oportunidades, e é o que acredito. Estamos investindo no combate ao desemprego, que é um problema nacional, trazendo perspectiva reais de que alunos formados terão mercado de trabalho. Nosso objetivo é mostrar para essa juventude as diferentes oportunidades que existem aqui na região e que isso seja um incentivo para que esses jovens adquiram conhecimento e cada vez mais, qualificação. Acredito que juntos, estamos fazendo parte do desenvolvimento da região”, afirmou.

Para o reitor do IFF, Jeferson Manhães de Azevedo, a Feira só foi possível pela união de muitos atores. “Contamos com as instituições de ensino superior de campos, Prefeituras e empresas. Estamos retomando a feira com novos parâmetros e é impossível pensar num evento desse sem a presença do Porto do Açu e das empresas que ali se instalam. A novidade desse ano é uma área voltada para inovação, evidenciando que além de profissionais competentes, as instituições da região conseguem dar para a sociedade respostas inteligentes e soluções tecnológicas, na mais diversas áreas: indústria, educação, comércio e agricultura. Acredito piamente no desenvolvimento econômico da região e na atração, cada vez maior, de oportunidades”, afirmou o reitor. 

Durante os dois dias da feira, colaboradores do Porto participaram de palestras que levaram aos estudantes alguns temas relevantes para o setor: Planejamento e Gestão de Desempenho, Intelligents Ports e Sustentabilidade - um desafio global.

COMENTÁRIOS