Projeto musical Pôr do Sol no Cais do Imperador começa nesta sexta
18/01/2024 12:10 em São João da Barra

Começa nesta sexta-feira, 19, às 17h, a primeira edição do projeto Pôr do Sol no Cais do Imperador, realizado pela Secretaria Municipal de Turismo e Lazer em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura. O objetivo é oferecer para moradores e visitantes uma experiência nova de contemplação de um dos cenários mais bonitos de São João da Barra com uma trilha sonora preparada por músicos do grupo Chorinho Nova Geração.

“São João da Barra é rico em talentos musicais e nada melhor do que unir nossa prata da casa apresentando um dos gêneros mais prestigiados da música popular brasileira com o pôr do sol mais bonito da região, no centro histórico-cultural, fomentando o turismo e a economia local”, destacou o secretário de Turismo e Lazer, Edivaldo Machado.

O projeto prossegue nos dias 26 de janeiro e 2 e 16 de fevereiro, sempre às 17h. Nesta primeira edição, logo após a apresentação do chorinho, vai ter aulão de dança do ventre e, no dia 26, aulão de samba pela programação das oficinas culturais de verão da Secretaria Municipal de Cultura.

Para o músico Augusto Ferreira, do grupo Chorinho Nova Geração, é uma oportunidade ímpar para relembrar e apresentar o gênero musical para moradores e turistas. “Preparamos um repertório com mais de 20 músicas, clássicos como "Carinhoso", "Brasileirinho", "Tico-Tico no fubá", "Vou vivendo", passando por compositores como Chiquinha Gonzaga e Pixinguinha, entre outros”, contou. O grupo é composto pelos músicos Jaqueline Ferreira, José Renato Cardoso, Luís Fernando Rocha, Rubens Germano e Augusto Ferreira.

O choro ou chorinho é um gênero da música popular brasileira surgido no Rio de Janeiro na segunda metade do século XIX. As mais antigas referências a esses grupos de músicos mencionam o flautista Joaquim Callado como o iniciador e organizador desses primeiros conjuntos. Em 1877, Chiquinha Gonzaga compôs "Atraente" e, em 1897, Gaúcho ou Corta-Jaca deu grandes contribuições ao repertório do gênero com composições, entre outras, como "Lua branca".

COMENTÁRIOS