Semed promove formação da disciplina Projeto de Vida
22/01/2024 13:03 em São João da Barra

Terminou na tarde desta quinta-feira, 18, a formação para a equipe local do Instituto Aliança e coordenadores da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizada durante três dias no Centro Municipal de Educação Avançada (Cmea II), em Grussaí. O instituto está presente no município desde 2018 com o Projeto de Vida, que se tornou disciplina na rede municipal de ensino a partir de 2023. Do Aliança participaram a coordenadora local, Luciana Oliveira, e dois coordenadores vindos do Ceará: Francisco Pontes Neto e Joana Brandão. Eles desenvolvem no estado do Nordeste o programa “InteliGENTES!”, iniciativa que trabalha a integração do aprendizado socioemocional aos demais aprendizados vividos na escola.

O Projeto de Vida foi criado a partir do projeto social Transformando o Presente e Projetando o Futuro (TPPF), que tem como foco o desenvolvimento pessoal e social dos adolescentes e atua também com tecnologias da informação e comunicação e reforço em português e matemática. Até 2022 funcionava no contraturno e atendia alunos que se inscreviam voluntariamente. A partir de 2023 o Projeto de Vida tornou-se componente curricular nas turmas do 6º ano e do 9º ano do ensino fundamental e do Acelera III, com presença nas 12 unidades da rede municipal que possuem turmas do ensino fundamental II, totalizando 55 turmas com 1.184 alunos e 10 professores.

Segundo a coordenadora geral de Educação da Semed, Janaína Monteiro, para o ano letivo de 2024 a disciplina estará presente também na grade curricular do 7º ano do fundamental II e do Acelera II, ampliando para 90 turmas que totalizam 1.874 alunos e mais sete professores. “A proposta é que novos avanços ocorram em 2025 e a disciplina seja desenvolvida totalmente pela Semed a partir de 2026, integrando toda a grade curricular da rede municipal”. Ela também anunciou que haverá capacitação para os professores do Projeto de Vida dos dias 25 a 31 deste mês, no Cmea II, das 8h às 17h.

“Já atuamos com essa parceria desde 2018 e no ano letivo de 2023 tivemos essa experiência positiva de tornar o Projeto de Vida uma disciplina da grade curricular. Os resultados têm superado nossas expectativas e serão ainda mais significativos com a ampliação para outros anos de escolaridade”, afirmou a secretária municipal de Educação, Angélica Rodrigues, que considera a presença do Instituto Aliança em São João da Barra uma grande conquista para a rede municipal de ensino.

O Instituto Aliança é uma organização da sociedade civil de interesse público (Oscip) e atua em várias regiões do país. Em São João da Barra, tem patrocínio da Chevron, empresa de petróleo e gás natural no TPPF. Com a iniciativa de ampliação da disciplina para outras séries, a Semed está compartilhando as experiências desenvolvidas em São João da Barra e buscando inserir no Projeto de Vida experiências vividas em outras regiões, como o Programa “InteliGENTES!”. Os dois cearenses que participaram da formação já estiveram no município outras duas vezes e consideram um exemplo na implementação do projeto.

“Tem sido maravilhoso fazer esse intercâmbio e trazer a metodologia do programa que desenvolvemos no Ceará. Aqui aprendemos muito com a realidade local, com o acompanhamento de perto e o apoio da Secretaria Municipal de Educação”, elogiou Pontes Neto. “É lindo o trabalho feito aqui em São João da Barra, a forma como as equipes estão presentes o tempo todo, o que permite identificar os gargalos e aprimorar cada vez mais o Projeto de Vida nas escolas”, reforçou Joana Brandão.

A presença dos coordenadores cearenses na formação foi destacada por Luciana Oliveira. “Ficamos muito felizes ao receber a equipe do Programa ‘InteliGENTES!’ em São João da Barra. Em 2023 as duas capacitações realizadas por Pontes Neto e Joana Brandão foram fundamentais para o sucesso da implementação da disciplina na matriz curricular das escolas de ensino fundamental II do município. A primeira capacitação de 2024 soma forças para que os resultados sejam ainda mais potencializados nas novas turmas que terão a disciplina incorporada aos seus currículos”.

COMENTÁRIOS