IFF tem três novos cursos aprovados
16/08/2022 12:36 em Educação.
São Graduações em Engenharia Mecânica e Administração, além de Curso Técnico em Transporte Aquaviário. A previsão é que os editais de seleção sejam publicados em setembro deste ano. As aulas devem ter início no 1° semestre letivo de 2023.
 

 Os estudantes de Itaperuna, Santo Antônio de Pádua, São João da Barra e região passam a contar com mais oportunidades de formação gratuita, numa instituição pública e de qualidade: o Instituto Federal Fluminense (IFF) terá três novos cursos, cujos Projetos Pedagógicos foram aprovados pela Câmara de Ensino do IFF, Conselho de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação (Cenpei), Comissão de Avaliação do Projeto Pedagógico de Curso, Conselho de Campus e, posteriormente, enviados ao Conselho Superior da instituição (Consup) que, após análise, concedeu a aprovação final.

 

  Os novos cursos são os seguintes: 

 

 Os editais de seleção dos alunos, pelo Processo Seletivo e Vestibular do IFFluminense e também pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), estão previstos para ser publicados no próximo mês, setembro. As aulas devem ter início no 1° semestre letivo de 2023.

 

>> Curso Superior em Engenharia Mecânica - Campus Itaperuna

 O IFFluminense Campus Itaperuna abrirá sua primeira turma de Graduação em Engenharia Mecânica. Haverá oferta de vagas pelo Vestibular do IFF e também por meio do Sisu. O início das aulas deve ocorrer no 1º semestre letivo de 2023. Serão selecionados, ao todo, 40 estudantes para essa primeira turma.

 Esse será o terceiro curso superior oferecido pelo Campus Itaperuna, que atualmente conta com turmas do Bacharelado em Sistemas de Informação e da Licenciatura em Química. O curso de Engenharia Mecânica terá duração de cinco anos, com aulas presenciais em período integral, predominantemente nos turnos da manhã e tarde. O novo bacharelado vem sendo construído desde 2018, com a participação de professores de diversas áreas do campus.

 O Estudo de Viabilidade do curso fez um levantamento aprofundado de questões específicas e potencialidades da região, considerando um raio de 250 quilômetros do campus que inclui, além de municípios do Norte e Noroeste Fluminense, cidades do Sul Capixaba e da Zona da Mata Mineira. A implantação do Bacharelado em Engenharia Mecânica não acarretará o fim da formação técnica que é ofertada no campus.

 

>> Curso Superior em Administração - Campus Santo Antônio de Pádua

 Será a primeira graduação do IFF Santo Antônio de Pádua. A previsão é que sejam disponibilizadas 30 vagas já no próximo Vestibular do IFF, além de outras 10 via Sisu, e início das aulas em 2023.

 O curso de Bacharelado em Administração terá duração de quatro anos, com aulas no turno da noite, pautado na transdisciplinaridade, com projetos extensionistas, foco humanista, e um currículo voltado para a Indústria, o Comércio e Serviços Públicos e Privados, objetivando promover uma transformação profissional na região, pois o município de Santo Antônio de Pádua e região têm como muito fortes o comércio, a indústria e os serviços.

 O IFF Pádua entrou em funcionamento em 2015 e, atualmente, oferece cursos técnicos nas áreas de Administração, Edificações, Automação Industrial e Mecânica.

 

>> Curso Técnico em Transporte Aquaviário - Campus São João da Barra

 O curso será ofertado na modalidade integrada ao ensino médio, o que significa que o estudante cursa o ensino médio em conjunto com o curso técnico, substituindo a oferta de vagas para o Curso Técnico em Construção Naval a partir de 2023.

 No estudo de viabilidade para a oferta do novo curso foi identificada alta demanda dos arranjos produtivos locais pelo perfil profissional. Atualmente, o Porto do Açu, localizado no município de São João da Barra, abriga a maior base de apoio offshore do mundo, tem o terceiro maior terminal de minério de ferro do Brasil, é responsável por 25% das exportações brasileiras de petróleo e já é o terceiro maior porto nacional em movimentação de cargas.

 Em análise das atividades exercidas pelas empresas do complexo portuário localizado no município de São João da Barra, foi identificada a necessidade de formação do profissional capaz de operar movimentação em terminal, em logística e em navegação, além de coordenar e fiscalizar as atividades de prestação de serviços de transporte aquaviário. Segundo dados da Plataforma Nilo Peçanha (PNP), o Campus São João da Barra será a segunda unidade da Rede Federal a ofertar o Curso Técnico em Transporte Aquaviário.

 Acompanhe a página do Curso Técnico em Transporte Aquaviário para mais informações.

 

 Criação de oportunidades

 Na avaliação do reitor do IFFluminense, Jefferson Manhães de Azevedo, os novos cursos contribuirão muito para toda a área onde os campi estão inseridos, que envolve os estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo, gerando, assim, oportunidades de formação profissional e desenvolvimento regional.

 “Mesmo diante de tantas dificuldades financeiras que a instituição vem enfrentando, temos buscado construir novas possibilidades de formação para os estudantes de cada uma das regiões, a partir de um esforço de nossas comunidades. Nós sabemos o quanto é importante o acesso à Educação Profissional e Tecnológica no nível técnico, mas também no nível superior, e isso faz com que jovens, adultos e os trabalhadores possam ter próximo à sua casa a possibilidade de se qualificar”, analisa o reitor.

 Jefferson conclui dizendo que os cursos estão bastante sintonizados com os arranjos produtivos da região. “E são uma resposta do Instituto Federal Fluminense a esse momento difícil que nós estamos enfrentando, mas temos que colocar tudo que temos, olhando todas as potencialidades da instituição para oferecer uma educação pertinente para a vida das pessoas", finaliza.

COMENTÁRIOS