Caminhada sobre cuidados com a hipertensão reúne dezenas de pessoas
27/04/2023 07:51 em Saúde.

Mensagens de cuidados com a hipertensão ganharam as ruas centrais da cidade de São João da Barra nesta quarta-feira, 26, durante a caminhada pelo Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão, reunindo dezenas de pessoas. A ação teve início nas imediações da Praça do padroeiro São João Batista, percorreu as ruas Barão de Barcelos, São Benedito e Joaquim Thomaz de Aquino Filho, com retorno ao ponto de origem.

Ainda na concentração, houve aferição de pressão arterial e, ao final, foi disponibilizada uma mesa de frutas. Participaram a população em geral, usuários do Centro Municipal de Práticas Integrativas e do Programa Caminhando com Saúde, além e funcionários da Secretaria Municipal de Saúde. O palhaço Dr. Coração deu o tom de animação ao evento, que foi organizado pelo Programa de Hipertensão e Diabetes (HipeDia).

“Dentro do tema ‘- Sal + movimento = Saúde’, procuramos com essa iniciativa conscientizar a população sobre a importância da atividade física e da alimentação saudável no enfrentamento a essa doença silenciosa nessa data”, disse a coordenadora do HiperDia, Cátia Assis.

A hipertensão é caracterizada pela elevação sustentada dos níveis de pressão arterial, acima de 140×90 mmHg (milímetro de mercúrio), popularmente conhecida como 14/9 – o primeiro número se refere à pressão máxima ou sistólica, que corresponde à contração do coração; o segundo, à pressão do movimento de diástole, quando o coração relaxa.

COMENTÁRIOS