Governo amplia oferta de cirurgias cardiológicas no estado do RJ
05/06/2023 19:58 em Saúde.
Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ) e Hospital São Francisco na Providência de Deus firmam contrato para realização de cirurgias cardiovasculares e também procedimentos como cateterismo e angioplastia
 
O secretário de Estado de Saúde, Dr. Luizinho, participou, nesta segunda-feira (05/06), da assinatura do contrato entre a Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ) e o Hospital filantrópico São Francisco na Providência de Deus, para ampliação da oferta de cirurgias de revascularização cardíaca. O novo contrato vai permitir a realização mensal de 300 procedimentos de cateterismo e 100 de angioplastia, além de cerca de 30 cirurgias de revascularização por meio de repasses de recursos do Sistema Único de Saúde (SUS). Também serão abertos leitos de UTI cardiológica e enfermaria. Os pacientes serão encaminhados pelo Sistema Estadual de Regulação (SER).
 
“Queremos que qualquer pessoa que chegue a uma emergência do Estado possa fazer cateterismo e angioplastia no mesmo dia, que não demore nem 24 horas para a realização do exame. Com esse contrato, estaremos mais perto dessa meta e salvando mais vidas. Hoje, temos cerca de 80 pessoas aguardando para revascularização, e reduzimos, diariamente, a fila para o cateterismo cardíaco. Vamos diminuir ainda mais esse tempo”, declarou o secretário Dr. Luizinho.
 
O contrato, com duração de um ano, vai reduzir o tempo de espera para cirurgias de revascularização do miocárdio e cateterismo, uma demanda antiga do Sistema Estadual de Regulação (SER).  Atualmente, poucas unidades realizam cirurgias de revascularização do miocárdio e cateterismo. Com o contrato, será possível manter os pacientes da região Metropolitana mais próximos de casa e de seus familiares durante a operação e a recuperação.
 
O presidente da Associação Lar de São Francisco de Assis na Providência de Deus, que gere o Hospital São Francisco na Providência de Deus, frei Francisco Belotti, destacou que a parceria valoriza o trabalho que vem sendo feito pela unidade há mais de quatro séculos para salvar vidas.
 
“Este hospital, desde a sua fundação, já viveu momentos importantes e fundamentais na vida das pessoas. Estamos ampliando os atendimentos na parte que evidenciamos tanto, que é o coração”, ressaltou Frei Francisco.
COMENTÁRIOS