Prefeitura lança projeto de acolhimento para famílias atípicas
30/06/2023 08:39 em São João da Barra

A Prefeitura de São João da Barra promoveu na tarde desta quinta-feira, 29, no espaço onde funcionará o Centro Terapêutico Pedro Machado (TEA,TDHA,TOD), o 1º Encontro de Acolhimento para Famílias Atípicas. O Centro vai abrigar crianças e adolescentes e familiares no bairro da Água Santa, sede do município (Rua Professora Gladys Teixeira, 98). A inauguração será anunciada nos próximos dias.

Participaram do encontro a prefeita Carla Caputi e a deputada estadual Carla Machado, além das secretárias municipais das pastas envolvidas no projeto: de Saúde, Arleny Valdés, de Educação, Angélica Rodrigues, e de Assistência Social e Direitos Humanos, Sharlene Barbosa. O Centro integra o programa Autismo Integrado, desenvolvido pela Prefeitura, e vai contar com uma equipe formada por médicos, psicólogos, psicopedagogos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, educador físico, nutricionistas, pedagogos e assistentes sociais, para atendimento às pessoas com Transtorno do Espectro Autista e seus familiares.

— Este Centro vem sendo preparado, pensado e sonhado desde o governo de Carla Machado, com toda a sua dedicação e sensibilidade. Tivemos que interromper o projeto por conta da pandemia e retomamos o projeto em parceria com as mães que integram a associação dos familiares. Ter esse espaço é importante para acolher, tratar, conversar e amar – declarou a prefeita Carla Caputi.

Mãe de Pedro Machado, que dá nome ao espaço, a deputada estadual Carla Machado agradeceu o empenho das equipes do governo e dos familiares das pessoas assistidas pelo projeto e lembrou da conquista que obteve há 30 anos com a fundação da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais em São João da Barra, quando ocupava o cargo de secretária municipal de Educação.

— Como foi com a Apae há 30 anos, conversando com as famílias, ouvindo suas dificuldades, estamos hoje dando o pontapé que é um esforço de muitos. Esta será uma casa de amor, humildade, união e compromisso. Abrimos as portas deste espaço de amor, de luz, que leva o nome do meu amor Pedro Machado — disse a deputada.

O evento, que teve como tema “Autismo: conscientização e inclusão sobre um olhar integrado”, contou com apresentação de vídeo sobre autismo e palestras que abordaram a importância da inclusão social sob a perspectiva de um olhar materno, os transtornos de neurodesenvolvimento, centro terapêutico e sua funcionabilidade e a alimentação no transtorno do espectro autista.

O encontro foi encerrado com palestra sobre a apresentação do projeto e do plano de ação da equipe multidisciplinar que vai atuar no Centro Terapêutico Pedro Machado.

COMENTÁRIOS