Caravana Caminhos Criativos passa por SJB dia 5 de março
27/02/2024 15:28 em São João da Barra

São João da Barra vai receber, no dia 5 de março, a caravana Caminhos Criativos, uma ação da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (Sececrj) que vai passar pelas 10 regiões que compõem o território fluminense. O evento será realizado no Cine Teatro São João, às 17h.

 

A ação visa promover imersão sobre o artesanato cultural e preparar os artistas do segmento para a convocatória a ser realizada em março, quando representantes das regiões serão escolhidos para compor a programação da 16ª Rio Artes, maior feira de artesanato da América Latina.

 

A 16ª edição da Rio Artes acontece entre os dias 24 e 28 de abril, no Centro de Convenções Expomag, na Cidade Nova, Centro do Rio de Janeiro. Os artesãos fluminenses vão contar com um espaço de 187 metros quadrados para exposição. A área total é de 504 metros quadrados, tamanho duas vezes maior que o utilizado na edição de 2023.

 

A curadoria das peças será feita pelo artista plástico Cocco Barçante, que também vai participar do processo de capacitação dos artesãos durante os encontros nas cidades fluminenses.

 

Poderão participar do estande, na 16ª Rio Artes, objetos artesanais de diferentes tipos como modelagem em argila, barro ou cerâmica, modelagem em biscuit, reaproveitamento de materiais, costura criativa, entalhe em madeira, trabalhos em cestaria, bordado livre e criativo, pintura manual, crochê, pintura em madeira, colagem e macramê.

 

O link para inscrição na convocatória será divulgado no dia 15 de março, nas redes sociais e no site oficial da Sececrj. Os artesãos podem tirar suas dúvidas pelo e-mail rioartesmanuais@cultura.rj.gov.br

 

"É muito importante para a nossa cidade sediar um encontro como este, que traz oportunidade, estreita as relações e possibilita novas conquistas para os segmentos artísticos", destacou o secretário municipal de Cultura, Gil Miranda.

COMENTÁRIOS